Como resolver problemas organizacionais com estratégia e inovação

Como resolver problemas organizacionais com estratégia e inovação

Em seu livro A Origem das Espécies, Charles Darwin escreve: ‘Não é a espécie mais inteligente que sobrevive, tampouco a mais forte. É a que melhor se adapta às mudanças no ambiente.’ 

Ele solidificou esta frase falando sobre a evolução biológica da natureza, mas, por bem ou por mal, ela também se aplica em diversos outros setores: nossos relacionamentos, amadurecimento profissional e, é claro, no mercado e nas empresas. 

O mundo está numa constante mudança e todas elas impactam, de alguma forma, os rumos que tomamos, quando não estamos totalmente de acordo com a atualidade do mercado, alguns probleminhas organizacionais podem ocorrer, não é mesmo? 

Mas esses problemas não revelam nenhum mal tão terrível assim, sabia? Muito pelo contrário, são a melhor oportunidade para você trabalhar as melhorias que sua empresa precisa. E as ferramentas ideais para isso são, sem sombra de dúvidas, a estratégia e a inovação. 

Hoje, vamos abordar como você pode usar desses dois recursos para, não só atualizar sua empresa, mas também fazê-la alçar novos voos. 

Mas o que é a estratégia, afinal? 

A estratégia nada mais é que mapear exatamente onde você quer/almeja chegar em um determinado período. Para você definir para onde quer ir e em qual direção dar o primeiro passo, precisa entender de qual ponto parte, não é mesmo? 

É justamente a parte estratégica que cuidará desse processo. Podemos defini-la como um momento de pausa no seu dia, em que você analisa seu momento atual e começa a vislumbrar onde quer estar num momento futuro. Dessa forma, você começa a traçar o caminho para chegar lá. 

Dentro das estratégias também temos as táticas, que é como chamamos os processos detalhados de cada ação dentro de sua empresa. 

A estratégia não serve apenas para resolver eventuais problemas dentro de sua empresa, ela deve ser o norte que vai comandar toda a sua companhia ao longo de um período, que pode ser de meses ou até anos. Lembre-se: um negócio nunca vai para lugar nenhum se não soubermos com exatidão onde queremos chegar. 

Como você pode ver, uma estratégia bem-feita necessita, anteriormente, de um diagnóstico claro e preciso sobre sua empresa. Em nosso site, há um teste para você entender o momento atual de sua companhia e, assim, juntos com a Ora, estabelecer a melhor estratégia para você. Confira 

E a inovação, onde entra? 

Sempre que falamos de inovação pensamos no quê? Tecnologia. Sempre associamos a palavra aos lançamentos mais high-tech do mercado. ‘Agora minha empresa precisa ter um departamento de tecnologia?’, calma, não é bem assim. Vamos por partes. 

Primeiro, precisamos desmistificar o que exatamente significa a palavra ‘inovação’. Segundo o dicionário Michaelis, inovação significa o ato de produzir ou tornar algo novo; renovar, restaurar. Em outras palavras, inovar nada mais é que mudar. E olha… muito mais do que processos, ferramentas e tecnologias, a inovação é principalmente feita com base em dois recursos: pessoas e criatividade. 

Nota-se então, a relevância do capital humano para sua empresa, pois é ele quem vai gerar a inovação que você precisa, mas, para isso, é importante que o ambiente de trabalho esteja propício para tal. 

O líder/gestor deve avaliar sua equipe continuamente, não para pressioná-los a dar resultados, mas para entender onde se encaixam suas competências e habilidades, assim como mapear quais são seus pontos de melhoria e como sua empresa pode ajudá-los nesse processo. Um ambiente inovador, antes de tudo, engaja seus colaboradores nos seus processos e mostra a eles como o ambiente de trabalho também se preocupa com sua saúde e desenvolvimento. 

Da mesma forma que um líder deve avaliar sua equipe, também deve ouvi-la continuamente, pois cada colaborador tem sua visão única da empresa, vinda a partir de sua função/cargo exercido. Nisso, eles podem trazer ideias e soluções que o líder sozinho não teria pensado sozinho. 

Sua empresa está pronta para o futuro? 

Como você pode ver, problemas dentro de sua empresa são resolvidos com base em estratégia e inovação, e elas só nascem, crescem e se fortalecem com as pessoas que compõe o time da casa. A Ora conta com projetos que engajam e fortalecem suas equipes para um futuro promissor de sua companhia. Acesse nosso site e confira! 

Voltar