Team Building Beach Tennis: diversão e energia lá em cima!

Team Building Beach Tennis: diversão e energia lá em cima!

 

Ele ganhou destaque nos últimos tempos por ser um esporte dinâmico, praticado em dupla e que movimenta tanto o corpo quanto a mente, além de ser divertido! O Team Building Beach Tennis pode ser a atividade que sua equipe precisa.

O beach tennis é um esporte de raquete que combina elementos do tênis tradicional, do vôlei de praia e do badminton. 

Quer saber mais sobre o esporte e como ele pode ser a dinâmica necessária para acelerar a integração e engajamento da equipe da sua corporação? Confira mais abaixo.

O que é Beach Tennis?

O que é Beach Tennis?

O beach tennis envolve duas equipes, cada uma composta por dois jogadores, que se enfrentam em uma quadra de areia dividida por uma rede, bem parecida com a do vôlei de praia. 

Mas, o diferencial está no uso das raquetes, onde ao invés das mãos, são elas as ferramentas para impedir com que a bola caia no seu lado e para que possam ser jogadas no campo adversário.

O objetivo principal do jogo é passar a bola por cima da rede, fazendo com que ela caia no campo adversário, ao mesmo tempo em que evita que a equipe oponente faça o mesmo.

Como se joga beach tennis?

Como se joga beach tennis?

O beach tennis tem regras semelhantes às do tênis, mas com algumas diferenças importantes. 

Ficou em dúvidas? Então confira abaixo quais são os elementos-chave do jogo:

  • Quadra: com dimensões menores do que uma quadra de tênis tradicional, ela mede 16 metros de comprimento e 8 metros de largura e claro, é dividida por uma rede;
  • Raquetes: Os jogadores utilizam raquetes mais leves que as comuns e com uma superfície específica que ajuda a absorver o impacto da bola. 
  • Bola: parecida com a bola de tênis, mas mais leve, ela é mais adequada para ser jogada em superfícies de areia;
  • Pontuação: a contagem de pontos segue a sequência de 15, 30 e 40. Assim, a equipe que vencer quatro pontos primeiro, com pelo menos uma vantagem de dois pontos, ganha o jogo; 
  • Toque na rede: é possível tocar na rede durante o jogo, desde que isso não afete o ponto;
  • Duplas: é jogado em duplas, com dois jogadores de cada lado, onde há trocas rápidas de posições e estratégias para superar os oponentes.

Se você está procurando um esporte em que possa interagir e ainda assim jogar em dupla, o beach tennis com certeza é uma opção muito interessante.

Isso sem falar que não possui regras complicadas de aprender ou de ensinar, principalmente quando falamos em trabalho em equipe.

Porque investir no Team Buuilding Beach Tennis para trabalho em equipe?

O engajamento e a unificação de equipe através do beach tennis são promovidos por vários fatores que contribuem para a dinâmica positiva e a coesão do grupo. 

Quer saber mais? Vamos explorar alguns desses aspectos em mais detalhes:

Colaboração Ativa 

No beach tennis, os jogadores precisam trabalhar juntos para alcançar um objetivo comum: vencer o jogo. 

Isso requer comunicação eficaz, uma estratégia compartilhada e confiança mútua. 

Quando os membros da equipe experimentam esse sucesso juntos, isso reforça a ideia de que eles são mais eficazes como um time do que sozinhos.

Resolução de problemas

Durante o jogo, existem muitos desafios e decisões rápidas que precisam ser tomadas, por isso, é preciso adaptar as estratégias conforme a situação muda. 

Isso estimula a habilidade da equipe de resolver problemas em tempo real e tomar decisões conjuntas, ação essa que pode ser reproduzida no ambiente de trabalho.

Diversidade de habilidades

Cada membro da equipe pode ter habilidades e pontos fortes diferentes no beach tennis. 

Alguns podem ter um saque forte, enquanto outros podem ser ágeis na rede. De qualquer maneira, isso destaca a importância da diversidade de habilidades e papéis dentro de uma equipe, mostrando que cada contribuição é valiosa.

Confiança e Cooperação 

Ao jogar beach tennis, os membros da equipe aprendem a acreditar uns nos outros para cumprir suas funções e apoiar-se mutuamente. 

A confiança é um elemento crucial para a um time, onde por meio dessa experiência compartilhada e do sucesso alcançado juntos, pode ser reforçada no espaço corporativo.

Trabalho em dupla 

Jogado em duplas, o trabalho em equipe é essencial desde o início, visto que há a dependência e necessidade um do outro para alcançar o sucesso no jogo, o que naturalmente promove a colaboração e a unificação.

Comunicação constante

A comunicação é fundamental nesse esporte, onde os jogadores precisam se entender para decidir quem vai bater na bola, como vão atacar e defender, assim como vão reagir às jogadas do oponente. 

Isso desenvolve habilidades de fala eficazes, que podem ser transferidas para o ambiente de trabalho.

Apoio e motivação 

Quando um jogador comete um erro, o apoio do parceiro é fundamental para manter a moral e a motivação elevadas. 

Essa demonstração de apoio e incentivo fortalece os laços entre essas pessoas e cria um ambiente positivo.

Resolução de problemas 

Conflitos e desentendimentos podem surgir durante o jogo, assim como em qualquer equipe de trabalho. 

Por isso, saber lidar com essas questões de forma construtiva é essencial para o sucesso dentro da quadra. 

Os jogadores aprendem a lidar com desafios e desentendimentos de maneira madura, o que pode ser aplicado no ambiente corporativo.

Em suma, o beach tennis oferece uma plataforma única para promover o engajamento e a unificação de equipe, além de: 

  • Promove a colaboração, 
  • Resolução de problemas, 
  • Diversidade de habilidades e experiências compartilhadas, 
  • Desenvolvimento de relacionamentos mais fortes e eficazes. 

Ficou interessado nessa atividade de Team Building? Converse com nossos consultores Ora e saiba como inscrever seu time o quanto antes.

 

CTA para contato via whatsapp.

Voltar