Team Building: O Impacto na Saúde Mental Corporativa

Team Building: O Impacto na Saúde Mental Corporativa

Por que as empresas devem priorizar o cuidado com a saúde mental?

O cuidado com a saúde mental se tornou um assunto muito comum durante a pandemia do Covid-19. Dessa forma, levar a pauta para dentro dos ambientes de trabalho é fundamental para entender melhor a produtividade e bem-estar das equipes. Sob o mesmo ponto de vista, pesquisas já mostram que cuidar da mente é tão essencial quanto cuidar do corpo. 

Segundo estudo da Atticus, empresa estadunidense de advocacia, 52% dos casos de lesões ou doenças em ambiente profissional são oriundas de problemas de saúde mental como estresse e ansiedade. Os números são de funcionários dos Estados Unidos, mas não podemos deixar de lado a relevância dos dados em uma época globalizada. 

O estudo também aponta que um em cada dez profissionais lida com problemas de saúde mental devido ao trabalho. Além disso, eles são 10 vezes mais comuns do que problemas oriundos de exposição a produtos químicos! 

Quer saber se sua empresa tem um bom ambiente de trabalho? Tenha um diagnóstico imediato sobre a governança da sua companhia, incluindo práticas de Team Building. Leia mais aqui

Burnout e a ansiedade no trabalho 

Em setembro de 2023, as pesquisas no Google pela palavra “burnout” aumentaram 63%, segundo a Forbes. A Síndrome de Burnout, de acordo com o Ministério de Saúde, é descrita como um distúrbio emocional, que tem como sintomas a exaustão extrema, estresse e esgotamento físico. A principal causa é o excesso de trabalho, principalmente em um ambiente desgastante e com extrema competitividade e responsabilidade.  

Segundo o International Stress Management Association (ISMA-BR), o Brasil estava no segundo lugar no ranking mundial em casos de Burnout em 2021, perdendo apenas para o Japão. 

Faturamento X Qualidade de vida 

Em um cenário mundial, cerca de 12 bilhões de dias de trabalho são perdidos anualmente graças à problemas de saúde mental, o que gera um prejuízo de US$ 1 trilhão, segundo dados da Organização Internacional do Trabalho. 

Ver a saúde mental além dos números de faturamento é fundamental para gerar ambientes saudáveis. O mercado é dinâmico, mas é preciso criar uma cultura de trabalho adequada para conquistar bons profissionais, manter o nível de produtividade alto e, além disso, reter talentos! 

Fortaleça sua Equipe com o Team Building: Promovendo Competências, Motivação e Bem-Estar

Uma estratégia para desenvolver uma equipe unida e saudável é fornecer atividades de Team Building! Esse método utiliza experiências como balonismo, rafting e palhaçaria para promover o desenvolvimento de competências comportamentais, gerar motivação e contribuir com a saúde mental dos colaboradores. 

Equipes felizes geram bons resultados e levam sua empresa para o futuro. Na Ora, com o Team Building criamos tempo de qualidade para unificar grupos, promover sinergia e estimular o bem-estar do seu time, saiba mais aqui 

Ficou com dúvidas? Entre em contato com a gente! 

Voltar